colheita

As Primícias

A Bíblia fala muito a respeito de dinheiro. São mais de dois mil versículos que tratam de finanças de forma direta ou indireta. Por que Deus fala tanto de dinheiro em sua Palavra? Porque o dinheiro diz muito a nosso respeito. A maneira como lidamos com o dinheiro revela muito as nossas prioridades, lealdades, afeições – revela muito a respeito do nosso caráter. Por isso, o dinheiro é tão importante.

A forma como tratamos com a questão financeira vai determinar, em grande medida, o nível das bênçãos que receberemos de Deus. Por quê? Porque nada mostra mais o nosso coração do que o dinheiro e as palavras.

A Bíblia diz:

“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”Lc 6:45.

“Porque , onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração Mt 6.21.

Dinheiro e palavras delatam o nosso coração. Estas, porque a boca fala do que o coração está cheio. Aquele, porém, mostra as nossas afeiçoes. A maneira como lidamos com o dinheiro mostra qual o lugar de Deus em nossa vida.

Jesus disse que, onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração.  O coração está no centro dos interesses de Deus, por isso a questão do dinheiro é tão importante, pois ele é o único a concorrer, de fato, com Deus no controle do nosso coração. Aquilo em que primeiro aplicamos o nosso dinheiro demonstra onde está a nossa prioridade e lealdade. Precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, em nossa família, profissão e, acima de tudo, em nossas finanças.

Um princípio importante na vida espiritual é reconhecer que as coisas mais importantes precisam vir primeiro. Percebemos o que é importante em nossa vida simplesmente observando o que colocamos em primeiro lugar. O dinheiro é importante, porque ele sempre mostra quem vem em primeiro lugar.

Na palavra de Deus, encontramos um fundamento muito importante a qual chamamos de “princípio do primeiro”. As Escrituras nos ensinam que o primeiro pertence a Deus. Tudo, em última análise, pertence a Deus, mas Ele nos permite usufruir graciosamente de quase todas as coisas. Algumas coisas, porém são exclusivamente de Deus e ninguém pode tocar. Aquilo que vem primeiro é uma dessas coisas que pertence exclusivamente a Deus.

No Tabernáculo de Moisés, por exemplo, existiam três partes: Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos. No Átrio, todos podiam entrar; no Lugar Santo, apenas os sacerdotes e levitas; mas, no Santo dos Santos, por ser exclusivamente para Deus, somente o sumo sacerdote, uma vez por ano, levava o sangue da expiação e o aspergia sobre a tampa da arca, chamada de propiciatório. O Santo dos Santos era para Deus, e qualquer um que entrasse ali certamente morreria.

O Exemplo de Adão e Eva

 No Éden, quando Deus criou o homem, Ele lhe disse: “Adão, você pode comer de todas as árvores do jardim, inclusive da árvore da vida, mas há uma árvore que é minha e do fruto dessa árvore você não pode comer”. Esta, você sabe era a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Certas coisas são exclusivamente de Deus, a árvore do conhecimento do bem e do mal era uma delas. A tentação do diabo o tempo todo é levar o homem a tocar naquilo que é só de Deus. O homem pode ter tudo, uma infinidade de árvores no jardim, uma variedade enorme de frutos. Todavia, o diabo quer levá-lo a tocar naquilo que é de Deus.

Deus não criou o homem para ser seu escravo e nem colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal para tentar o homem. Alguns pensam que aquela árvore era tentadora, mas isso não é verdade Tiago diz:

“Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus, porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta (Tg 1:13).”

Quando Deus separou algo exclusivamente para si, foi para mostrar ao homem que Ele é o Senhor. Deus deu ao homem poder e autoridade para sujeitar, mas havia algo que estava acima da autoridade de Adão e Eva. Eles deveriam ser lembrados, pela proibição, que eram comandados por Deus.

Quando comeram do fruto, tomaram algo que era de Deus, e o resultado foi a morte. Ao tomarmos o que é de Deus, fazemo-nos iguais a Ele, e esta é uma atitude luciferiana. Somente Deus é o primeiro. Quando ocupamos o primeiro lugar, estamos tentando tomar o lugar de Deus.

Os primeiros frutos devem ser ofertados

 Os primeiros frutos também deveriam ser ofertados porque o primeiro fruto também é de Deus:

“As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor, teu Deus (Ex 34:26).”

O Senhor diz que as primícias dos primeiros frutos eram Dele. Não eram apenas os primeiros, mas os primeiros entre os primeiros. Deus jamais aceita ser o segundo. A primeira colheita é de Deus. O primeiro fruto que desse em uma árvore era de Deus. O primeiro de qualquer coisa deve ser ofertado a Deus.

Esta é a maneira de demonstrar a primazia de Deus em sua vida. Deus somente pode ser honrado se Ele for o primeiro:

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Pv 3.9  a 10).”

O Exemplo de Abel e Caim

“Aconteceu que, no fim de uns tempos, trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante (Gn 4:3 a 5).”

A oferta de Abel foi a primícia do rebanho, mas a oferta de Caim não foi a primícia da sua colheita. Este foi um dos motivos pela qual a oferta de Abel foi aceita, e a de Caim, rejeitada. Deus aceita somente o primeiro, e somente quando Ele é colocado em primeiro lugar.

A oferta de Caim não procedeu de fé, pois ele trouxe algo ao Senhor depois de algum tempo, ou seja, depois de ajuntar alguma colheita. Na Bíblia, o trabalho agrícola significa suor do rosto e aponta para a obra humana, enquanto o trabalho do pastor significa fé e confiança na graça. Deus não aceita nada que não dependa de fé.

Abel trouxe as primícias, ou seja, ele não esperou ter mais para ofertar ao Senhor, mas deu o primeiro antes de vir o segundo. A Bíblia diz que Abel ofereceu um sacrifício que envolveu sangue, por isso Deus aceitou, enquanto Caim, não. Todavia, no livro de Levítico, vemos que Deus aceitava oferta de cereais tanto quanto de animais.

Por que , então, a oferta de Caim não foi aceita? Deus não faz acepção de pessoas. A chave encontra-se no verso 4 :  Abel trouxe para Deus o primeiro. Se Deus não é o primeiro em nossa vida, então não é nosso Deus. Ele só pode operar em nós se estiver na posição de primeiro. Abel desfrutou da bênção porque colocou Deus em primeiro lugar.

O Exemplo de Abraão e Isaque

Houve um momento em que Deus precisou comprovar o lugar que possuía na vida de Abraão. Era necessário demonstrar, diante do mundo espiritual, que o Senhor era Deus na vida do patriarca, e a única maneira seria através de uma prova para verificar se Deus de fato ocupava o primeiro lugar. Deus então requereu o primeiro filho de Abraão.

Podemos questionar dizendo que Isaque não era, de fato, o primeiro filho de Abraão, pois teve Ismael antes. Mas veja:

“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei (Gn 22.2).”

O Senhor disse que Isaque era o único filho de Abraão, significando que Ismael não foi contado. Sendo o único, ele era também o primeiro, e sabemos que todo o primeiro pertence a Deus. Antes, porém, que Abraão concretizasse o sacrifício, o Senhor lhe disse:

“Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho (Gn 22.12).”

Tanto a fé quanto o lugar de Deus na vida de Abraão ficaram evidentes: Deus era o primeiro. Dar o “Isaque” não significa necessariamente dar o melhor ou o sacrificial, mas significa, antes de tudo, dar o primeiro.

O primogênito é do Senhor

O primeiro é de Deus, por isso o primogênito deveria ser sacrificado ou redimido. A palavra do Senhor  diz:

“Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu (Ex 13.2).”

Certas coisas são exclusivamente de Deus. Todo primeiro é de Deus. Todo primogênito é de Deus. Por dezesseis vezes diz isso no Velho Testamento.

“Apartarás para o Senhor todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. Porém, todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás (Ex 13:12 e 13).”

Todo primogênito é do Senhor , mas o primogênito da jumenta deveria ser resgatado com um cordeiro. O jumento é um animal impuro, por isso deveria ser trocado por um cordeiro ou, então, deveria ser morto. Todo primogênito do homem deveria ser resgatado. A regra aqui é a seguinte: o animal puro deveria ser sacrificado, mas o animal impuro deveria ser redimido.

Aqui está uma grande revelação da Palavra de Deus: o homem é impuro, porque todo homem nasce no pecado, nasce com a natureza pecaminosa, portanto ele deve ser redimido. O que significa ser redimido? Significa que outro vai pagar o preço no lugar do culpado. Jesus foi o primeiro, mas como Ele era puro, deveria ser sacrificado. E Ele foi sacrificado para que pudéssemos ser redimidos. Nenhum de nós poderia ser sacrificado porque somos impuros. Alguém deveria nos redimir. Jesus, sendo o primeiro e sendo puro, tomou nosso lugar e assim fomos redimidos.

A Palavra do Senhor diz que, se as primícias forem santas, todos o resto será santo também:

“E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão (Rm 11.16).”

Jesus era o primeiro, e o primeiro foi e é santo. Nós viemos depois e somos santificados pelo primeiro. O primeiro tem o poder de santificar. É por isso que o primeiro é de Deus.

Quando Deus deu o seu Filho, Ele era apenas o unigênito. Deus entregou seu Filho unigênito como oferta; todavia, mesmo sem ter ainda nenhum outro, Ele entregou o único que tinha.

Este é o princípio que Ele exige de nós hoje. Muitos de nós só damos o dízimo depois que pagamos todos os outros compromissos. Deus não. Ele deu tudo quando só tinha um. Uma vez que Ele deu esse um, pode colher multidões incontáveis. Ele deu tudo e, porque deu tudo, pode ter todos. O princípio do primeiro é muito poderoso.

O exemplo dos primogênitos no Egito

Deus havia dito a Faraó que deixasse sair o seu primogênito: Dirás a Faraó:

“Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva; mas, se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito (Ex 4.22 e 23).”

Nós sabemos que o primeiro pertence a Deus, por isso, o Senhor podia julgar o Egito por usurpar o seu primogênito. Observe que Deus diz claramente que Israel é o seu primogênito. Faraó não acatou a ordenança de Deus, de maneira que as pragas começaram a chegar e se tornaram progressivamente mais severas.

A história das pragas não é uma analogia que as pessoas gostam de aplicar à sua própria vida. Assim como os egípcios, sempre existem aqueles que acham que não há nada a ser mudado em sua vida porque não conseguem  ver a chegada do julgamento. Os pequenos problemas podem ser uma advertência de Deus. Hoje, são alguns “mosquitos e gafanhotos”, mas é progressivo, se  não houver mudança, o juízo pode ser tornar severo. A lição das pragas é a seguinte: se não colocarmos Deus em primeiro, isso não impedirá de Ele ser o primeiro. Por outro lado, Ele entrará em demanda com você até que Ele seja colocado no seu lugar devido, ou seja: o primeiro lugar.

O Exemplo de Jericó

Depois de caminhar pelo deserto por quarenta anos, o povo de Israel estava prestes a conquistar a terra prometida e a primeira cidade com que se depararam foi Jericó, a primeira que o povo de Israel conquistou. Lembra o que temos dito? O primeiro pertence sempre a Deus. Vejamos o texto bíblico:

“Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao Senhor; irão para o seu tesouro (Js 6.18 e 19).”

Assim, o povo poderia dividir os despojos nas demais cidades que conquistassem, entretanto, na primeira cidade conquistada, todo o despojo era do Senhor. Porque Deus não quis dividir nada de Jericó? Porque Jericó era a primeira, e tudo que é o primeiro é de Deus. O Senhor não disse a Josué: “Depois que você conquistar umas dez ou quinze cidades, separe uma para mim”. Antes, Ele disse : “Tudo o que houver lá é para mim, não interessa se é pouco ou se é muito, se é de boa qualidade ou não, o que importa é ser o primeiro.”

O propósito consiste em demonstrar quem tem o primeiro lugar. Deus é o primeiro em sua vida? Esta é uma questão fundamental. Como você pode dizer que Deus é o primeiro? Como pode declarar que tem buscado em primeiro lugar o reino de Deus para que as outras coisas lhe sejam acrescentadas? Você demonstra isso também na forma de ofertar ao Senhor? Deus é o primeiro ou o último a receber? Deus é o primeiro da lista ou é aquele que “entende”? “Não, Deus “entende”, vou pagar primeiro essas coisas”. Deus é o último ou é o primeiro na sua vida?

O Exemplo de Paulo

No novo testamento, Paulo ensina aos coríntios:

“Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei ás Igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade…  (1 Co 16 1 e 2).”

Não podia ser no segundo dia, tinha que ser no primeiro, porque Deus só aceita o primeiro. “Cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade” No original, a palavra “conforme”aqui é “proporcional”. E nós sabemos que a proporcionalidade bíblica é o dízimo, que deve ser entregue no primeiro dia da semana.

Se Deus é o Senhor em nossas vidas, então Ele deveria ter o primeiro dia consagrado a si. Vivemos num tempo em que já não se liga para isso. As pessoas tratam o domingo como se fosse um dia qualquer. Quantos de nós começamos a semana diante de Deus? Ou quantos damos à Deus apenas quando sobra?

Existem irmãos que vão ao culto de vez em quando e se desculpam dizendo que podem adorar a Deus em qualquer lugar. É verdade. Mas qual é o momento exclusivamente de Deus, o dia que demonstra a posição Dele em nossas vidas? Domingo é o dia do Senhor. Separe-o para Deus. Não é, portanto, unicamente uma questão financeira.

Também não é uma questão de legalismo. Se algum impedimento, como enfermidades, problemas familiares, carro quebrado, greve de ônibus ou imprevistos semelhantes ocorrerem, tudo bem. Mas se tudo estiver normal, e ainda assim você preferir investir seu tempo em outra coisa, não espere o poder de Deus fluindo em você.

Se Ele não é o primeiro em sua vida, não espere que a Sua glória venha, nem que a unção se manifeste através de você. Deus tem de ser o primeiro. Quando você dá o primeiro a Deus, Ele santifica o resto. Se  você separa o domingo para buscar a Deus e adorá-lo, ele santifica os outros seis dias da semana por amor a esse tempo que você dedicou a Ele.

 Pastor Aluizio A. Silva